Gestão de tempo e produtividade: saiba como melhorar estes índices

0
Share

Gestão de tempo e produtividade: saiba como melhorar estes índices

Gestão de tempo e produtividade são itens que se complementam e, por isso, merecem a atenção das empresas. Muitas vezes, as técnicas que otimizam o tempo de execução das tarefas também ajudam a gerar eficiência no fluxo de trabalho, qualificando, inclusive, as entregas.

Alcançar um patamar ideal entre a gestão do tempo e produtividade traz inúmeros benefícios, tanto para os colaboradores quanto para as organizações. Então, neste post, listamos algumas práticas que poderão ajudar a sua empresa nessa missão.

 

Por que a gestão de tempo é importante?

 

O tempo se tornou um recurso escasso e por isso ele deve ser valorizado. Um levantamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostrou que o brasileiro usa 39,5 horas semanais no trabalho, em média.

O número colocou o país acima da média global de 36,8 horas semanais, mas será que este tempo está sendo gasto da melhor maneira possível?

Seja por conta do alto volume de trabalho ou por conta de más condutas e processos, a gestão do fluxo de trabalho diário, e por consequência a gestão de tempo, é um desafio. Tanto para os colaboradores quanto para os gestores das empresas. O recurso humano possui valor inestimável e não pode ser desperdiçado. A famosa frase de Benjamin Franklin “Time is Money” – Tempo é Dinheiro – de 1748, continua valendo, talvez hoje ainda mais, já que no mundo conectado e veloz como o atual, cada segundo importa.

Por isso, uma gestão de tempo eficiente tem impacto direto na produtividade dos colaboradores e da empresa.

 

Como melhorar a gestão de tempo e a produtividade na minha empresa?

 

Agora que sabemos o quão importante é realizar uma gestão de tempo eficiente, algumas medidas podem auxiliar neste fim. Por exemplo:

 

1. Crie um sistema de recompensa

 

As tarefas diárias do trabalho competem por atenção com fatores externos que podem prejudicar o foco dos colaboradores. Ainda mais quando eles realizam tarefas repetitivas, pouco lúdicas e desencorajadoras todos os dias.

Para lidar com isso, você pode desenvolver um sistema de recompensa que poderá despertar o interesse do colaborador em realizar suas tarefas. Assim, ele priorizará as demandas, fazendo melhor uso do seu tempo e gerando produtividade na rotina.

 

2. Encoraje a colaboração

 

Para agilizar a realização de uma tarefa, diminuir a possibilidade de erros e melhorar a qualidade das entregas, é importante oferecer mecanismos que facilitem a comunicação e a troca de experiências entre os colaboradores.

É muito comum e até natural que eles se deparem com desafios e problemas semelhantes e para lidar com isso deve haver colaboração mútua.

 

3. Pratique a motivação e engajamento da equipe

 

A conexão entre colaborador e empresa precisa ser muito mais do que um vínculo empregatício. Pensar em employee experience (experiência dos funcionários), inclusive, é uma tendência para gestão de pessoas em 2023 porque as empresas perceberam que equipes motivadas e engajadas são mais produtivas.

Além disso, profissionais motivados são capazes de influenciar a visão que o mercado tem sobre a empresa, trazendo ainda mais benefícios.

Mas, para isso acontecer, temos que transformar a cultura da organização, com políticas internas que colocam o colaborador em destaque. Somente assim a empresa poderá começar a pensar em ações efetivas voltadas a este público e poderá melhorar seu clima organizacional e seus resultados.

 

4. Defina e redefina processos quando necessário

 

A rotina de trabalho exige que certos protocolos sejam seguidos, como uma engrenagem na linha de produção. Acontece que, por vezes, estes processos são falhos, gerando retrabalho e impossibilitando uma execução eficiente dos colaboradores.

Então, a dica é ouvir os feedbacks dos profissionais sobre a rotina de trabalho, analisar as métricas a fim de encontrar os pontos de melhoria. A tecnologia pode ajudá-lo neste aspecto, por exemplo com ferramentas para gestão de equipe.

 

5. Use a tecnologia para ajudar na gestão de tempo e produtividade

 

Gestão do tempo e produtividade andam juntos e já que a combinação dos fatores é benéfica, nada melhor do que utilizar uma plataforma que combina gestão de pessoas e produtividade, automatizando processos e lidando com outros aspectos, como motivação, colaboração e engajamento de equipes.

Estamos falando do Robbyson, uma plataforma completa para gestão de pessoas e engajamento de times. Ele utiliza ciência de dados, machine learning e conta com recursos gamificados que promovem desafios para ajudar na evolução dos colaboradores.

Além disso, é uma plataforma que integra gestão e comunicação, centralizando informações e facilitando o contato dos gestores, líderes e equipe interna. Tudo isso contribui para a melhoria dos processos, gestão de tempo e produtividade!

Teste o Robbyson agora mesmo e transforme a gestão de pessoas da sua empresa!

Notícias relacionadas