Saiba como medir o clima organizacional na sua empresa

0
Share

Saiba como medir o clima organizacional na sua empresa

As pessoas passam a maior parte do dia no ambiente de trabalho, seja presencialmente quanto no remoto, portanto, esse lugar é uma chave fundamental para a decisão de um profissional fazer ou não parte da sua empresa. Empresas que não dão suporte para um dia de qualidade geram improdutividade, conflitos e abandono de responsabilidades. Para saber como está a sua empresa no momento, é importante que sejam realizadas pesquisas de clima organizacional.

Não tem conhecimento no assunto? A seguir vamos te explicar o que é, como medir e quais as vantagens.

 

Afinal, o que é clima organizacional?

 

Clima organizacional é um processo que envolve o colaborador e seus relacionamentos dentro da empresa, seja com as lideranças, gestores ou com outros colaboradores. É como ele se sente em relação ao ambiente de trabalho.

O ambiente de trabalho é muito relativo, a percepção vai de cada um. Com a pesquisa do clima organizacional, é possível ter uma ideia de como a maioria dos profissionais se sentem em relação à empresa, para que assim possam impor ações para possíveis melhorias.

 

Como medir o clima organizacional?

 

A percepção dos colaboradores no ambiente de trabalho e dos outros indivíduos da empresa é de extrema importância e para entender melhor como se sentem, é preciso fazer pesquisas constantes de satisfação. Considere os seguintes itens:

  1. Tenha um objetivo: tenha um foco de comum interesse entre todos os envolvidos;
  2. Elabore um questionário pensando na forma de analisar os resultados;
  3. Elabore questões que envolva plano de carreira e benefícios oferecidos pela empresa;
  4. Informe aos colaboradores o prazo de entrega das respostas;
  5. Por fim, faça um relatório que possa ser apresentado para gestores e colaboradores.

 

Então, quais são as vantagens de medir o clima?

 

Medir o clima organizacional da empresa traz diversos benefícios para todos os envolvidos, são eles:

  1. Melhoria da percepção dos colaboradores;
  2. Aumento da produtividade;
  3. Implementação de soluções adequadas;
  4. Descoberta de conflitos internos;
  5. Influência na saúde do trabalhador.

 

O clima no ambiente profissional, seja no trabalho presencial quanto no trabalho remoto, influencia a vida do colaborador dentro e fora do trabalho. Pesquisas realizadas constantemente podem eliminar problemas e revelar conflitos até então desconhecidos. Dessa forma, será mais fácil implementar ações efetivas para melhorar o ambiente de trabalho.

 

Como escolher uma ferramenta para medir o clima organizacional?

 

Uma plataforma integrada como a Robbyson permite que você tenha dashboards na sua mão, a qualquer momento. A plataforma utiliza ciência de dados, Machine Learning e conta com recursos para facilitar a gestão de pessoas, engajar e desafiar os colaboradores em suas rotinas diárias.

Além disso, com a Robbyson você consegue mapear o humor de cada colaborador e enxergar pontos de melhoria nos processos internos. Dessa forma, você consegue saber quando deve se aproximar e oferecer ajuda ou procurar alternativas para qualificar um colaborador.

Que tal dar o próximo passo? Entre em contato e agende uma demonstração!

Notícias relacionadas