Saiba quais são os fatores que mais atrapalham o bem-estar do colaborador e, consequentemente, os resultados.
Imagine uma planta crescendo em um jardim. Para florescer plenamente, ela precisa de solo fértil, água em quantidade adequada e luz solar. De maneira semelhante, o bem-estar profissional é o solo fértil em que a performance dos colaboradores pode florescer. Quando os funcionários se sentem valorizados, seguros e mentalmente saudáveis, eles têm o ambiente ideal para alcançar seu potencial máximo.
No entanto, tal como uma planta que sofre em um ambiente desfavorável, um colaborador submetido a um ambiente de trabalho negativo verá sua performance murchar. Garantir o bem-estar profissional é, antes de tudo, uma questão de ética. Como outros benefícios, também influencia na produtividade e na inovação da empresa.
Quer saber mais sobre como promover um
ambiente de trabalho saudável e otimizar a performance da sua equipe? Siga neste texto!
Para entender como está o bem-estar do brasileiro no trabalho, a
Zenklub realizou uma pesquisa com diversos pontos com
impacto negativo nos resultados do colaborador,
e
vamos abordá-los nos próximos tópicos. Ao entendê-los, é possível pensar em medidas para combatê-los. Veja algumas iniciativas para ajudá-lo na missão de ter um time mais feliz e produtivo.
O colaborador com esgotamento profissional tem a eficácia profissional reduzida e distanciamento do trabalho como sintomas. Incluída na Classificação Internacional de Doenças (CID) pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2022, a
Síndrome de Burnout é um dos problemas ocupacionais mais graves para o trabalhador e a empresa. Por isso, líderes, gestores e organizações devem ter políticas de identificação e combate ao Burnout.
Segundo
estudo da International Stress Management Association (Isma),
30% dos colaboradores brasileiros sofrem com burnout, estatística que coloca o Brasil em segundo lugar no ranking mundial da doença.
“As pessoas demitem-se de líderes, não de lugares” é mais do que uma frase de efeito. O bem-estar dos colaboradores é impactado diretamente pelas
lideranças, independente da organização ter uma boa cultura. Afinal, um líder, quando não exerce bem sua função, pode ter valores desalinhados aos corporativos. Por isso, é necessário atenção ao recrutamento e desenvolvimento dos líderes.
Relacionamento ruim entre líder e liderados comprometem o clima organizacional, o que causa estresse, má comunicação e, por consequência, queda no desempenho.
A clareza de responsabilidades é fundamental para atingir alta performance no ambiente de trabalho. Quando os colaboradores sabem exatamente o que se espera deles, podem focar seus esforços e recursos nas tarefas certas. A Robbyson oferece ferramentas que ajudam a definir e monitorar metas, permitindo que os colaboradores acompanhem seu status em relação a elas. Isso não só aumenta a transparência, mas também reduz a incerteza e o retrabalho. Com informações claras e acessíveis, as equipes podem se alinhar melhor e trabalhar de maneira mais eficiente, promovendo um ambiente de alta produtividade.
Estimular os colaboradores a se darem bem é um caminho importante para o bem-estar profissional e bons resultados corporativos. É comum ver um incentivo à competição, no entanto, empresas que investem em iniciativas em prol da colaboração podem conseguir uma performance melhor.
A lógica da colaboração faz mais sentido, pois precisamos que todos do time tenham boas entregas para atingir as metas. Na Robbyson, a filosofia é que
há um lugar no topo para todos. Também existem benefícios dos colegas compartilharem dicas, que são validadas antes para garantir a qualidade e partem sempre dos profissionais que estão em um nível mais alto, tornando-se inspirações para os demais. Essas iniciativas promovem um clima organizacional melhor, que impulsiona o bem-estar e a produtividade dos trabalhadores.
A autonomia e a participação são essenciais para alcançar alta performance corporativa. A Robbyson ajuda os líderes a
estimularem a autogestão ao oferecer clareza e motivar com ações gamificadas. Além disso, na plataforma há recursos para
realizar pesquisas
e entender quais prêmios os colaboradores mais valorizam, garantindo que os incentivos sejam eficazes e motivadores.
A Zenclub também incluiu a dificuldade em
desligar-se do trabalho entre os fatores que podem dificultar o bem-estar profissional. A preocupação constante pode levar ao Burnout, a médio e longo prazo, além de reduzir a capacidade produtiva do profissional no dia a dia, sem que ele sequer perceba. A irritabilidade também pode aumentar, componente com potencial de desencadear conflitos.
Nesse contexto, estimular um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional torna-se essencial. Ferramentas e práticas de meditação podem ser integradas para auxiliar os colaboradores a gerenciarem o estresse. O apoio psicológico contínuo pode proporcionar um ambiente mais equilibrado e produtivo. Na Robbyson, estimulamos o time a descansar com iniciativas como short friday (sexta-feira curta), com redução de carga horária semanal (total de 40h).
Abusos e humilhações no ambiente de trabalho impactam diretamente a alta performance dos colaboradores e muito mais do que tais resultados. A saúde mental dos colaboradores também é gravemente afetada, aumentando o risco de doenças como depressão e ansiedade. Antes de tudo, é fundamental destacar que tais comportamentos são
situações criminosas e inaceitáveis, que devem ser combatidas rigorosamente, com compliance, canal de ética e um ambiente com segurança psicológica para denúncias.
Esses atos de abuso e humilhação geram um ambiente de medo e insegurança, minando a confiança e a autoestima dos colaboradores. Como resultado, a motivação e o engajamento sofrem uma queda significativa, levando a uma redução na produtividade e na qualidade do trabalho. Portanto, promover um ambiente de respeito e dignidade é essencial para garantir um desempenho elevado e sustentável.
Agora que você já sabe quais são os
inimigos do bem-estar profissional, trace planos de ação para não deixar que eles estejam presentes na sua empresa. Lembre-se que o capital humano é o que você tem de mais valioso em seu negócio. Cuide bem das pessoas que elas cuidarão bem do seu negócio!
Sobre nós
Insights