Você sabia que participantes de treinamentos na plataforma Robbyson aprendem mais rápido? A absorção do conhecimento acontece em
15% menos tempo. Esse resultado é fruto de diversos recursos que o nosso módulo de Ensino a Distância (EAD) Corporativo tem, além da colaboração de nossa equipe com os responsáveis por qualificação.
Porém, é comum que as empresas enfrentem problemas de adesão aos cursos, principalmente quando são online. Além de aprendizado mais rápido, conseguimos ajudar as empresas a solucionarem diversos problemas que levam à falta de interesse na realização das aulas.
Neste texto, vamos mostrar quais são os fatores do baixo engajamento aos treinamentos empresariais e, o mais importante, como mudar essas situações.
Principais motivos da falta de adesão a treinamentos corporativos
A falta de adesão aos treinamentos não acontece por um único motivo, mas por uma soma deles, de forma geral. No entanto, todos esses problemas têm solução, como você verá a seguir.
1. Falta de Tempo
A
sobrecarga de trabalho é um dos maiores obstáculos para a adesão a treinamentos. Muitos colaboradores encontram dificuldades em conciliar suas responsabilidades diárias com a participação em programas de capacitação.
Soluções:
- Flexibilizar horários: neste caso, a Robbyson pode ajudá-lo com um EAD Corporativo. Optar por treinamentos online colabora para os participantes organizarem-se de acordo com as necessidades deles.
-
Use microlearning:
é uma abordagem que utiliza pequenas unidades de conteúdo, bastante digeríveis, para facilitar a absorção e retenção de informações. Assim, com aulas mais curtas ou textos menores, os participantes podem aproveitar intervalos menores de tempo para assistir, gradualmente, os módulos do seu treinamento.
-
Gerencie a carga de trabalho do time: nenhuma das outras dicas funcionarão se sua equipe estiver sobrecarregada sempre, as tarefas serão prioridade.
Desinteresse pelo Conteúdo
Quando o material do treinamento é irrelevante ou não está alinhado com os interesses e necessidades dos colaboradores, a motivação para participar diminui.
Soluções
- Personalizar Conteúdos:
desenvolver materiais que sejam relevantes e diretamente aplicáveis ao trabalho dos colaboradores.
-
Analisar dados: entenda quais são os conteúdos com maior taxa de engajamento, os padrões dessas aulas e o contrário também, aqueles que menos atraem o público.
-
Otimização do curso: na Robbyson, nossa equipe auxilia a compreender quais melhorias podem ser realizadas a partir de uma análise qualitativa e quantitativa. Dessa forma, junto com o cliente, entende de que forma os conteúdos ficarão mais atrativos.
Métodos de Ensino Ineficientes
Métodos de ensino tradicionais e pouco interativos podem desmotivar os colaboradores. A falta de inovação e interatividade podem tornar o treinamento entediante e pouco eficaz. Além do microlearning, que também pode ser utilizado para esse objetivo, há outras opções para tornar o treinamento mais atrativo e o engajamento maior.
Soluções
- Gamificação: uso de elementos de jogos para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador.
-
Aulas interativas: sessões práticas que promovem a colaboração e a aplicação imediata do conhecimento.
-
Mix de materiais: use vídeo, áudio, texto, imagens. Além de tornar o treinamento mais dinâmico, cada pessoa gosta mais de um tipo de conteúdo. A diversificação de formatos ajuda a conectar com diferentes perfis de aprendizagem. A nossa plataforma suporta todos esses tipos de conteúdo.
Falta de Reconhecimento e Recompensa
A ausência de um sistema de reconhecimento ou recompensas para aqueles que completam os treinamentos pode levar à baixa adesão. Colaboradores que não veem benefícios tangíveis de realizar as aulas tendem a despriorizar esses programas.
Soluções
- Implementar Sistemas de Recompensas: criar
programas de reconhecimento e recompensas para aqueles que completam os treinamentos com sucesso. Mais do que certificados, torne o treinamento uma parte de algo maior. Na Robbyson, cada aula conta pontos (coins) para trocar depois por recompensas, produtos ou experiências.
- Plano de carreira: a progressão na empresa é fundamental para as pessoas sentirem-se estimuladas a buscarem qualificação. Caso elas vejam haver possibilidade de crescimento em senioridade e remuneração, certamente, vão se engajar mais nos treinamentos corporativos.
Problemas Técnicos e de Acessibilidade
Dificuldades técnicas, como sistemas de e-learning de difícil acesso ou mal projetados, podem ser um grande empecilho. A falta de suporte técnico adequado também contribui para a baixa participação.
Soluções
- Melhorar a Infraestrutura Técnica:
investir em plataformas EAD de excelência, como a Robbyson, que é usada por grandes empresas, como Magalu, Bradesco Seguros, Tahto, AeC e muitas outras.
- Auxílio aos alunos: por mais que a plataforma seja intuitiva, como a Robbyson, esteja disposto a tirar dúvidas sobre o funcionamento, é natural, principalmente quando inicia-se o uso de tais plataformas. Certifique-se de que terá suporte do sistema também.
Outras vantagens da Robbyson
A Robbyson atua em
pontos essenciais para o sucesso corporativo: engajamento, conhecimento e performance. Por isso, tem múltiplos recursos para você realizar a gestão do seu time e negócio de maneira eficaz. É possível:
- Ter visão 360° da equipe;
- Acesso a dados em tempo real e após, com fornecimento de insights;
- Realizar pesquisa de humor diariamente de forma automatizada;
- Gerir um programa de recompensas gamificado e atrativo.
Conheça melhor a nossa plataforma de gestão de pessoas,
fale com um especialista.