A felicidade no ambiente de trabalho é um tema em alta porque já se mostrou como um dos mais importantes indicadores de desempenho. Pesquisas mostram que a felicidade do colaborador aumenta sua produtividade e tem impacto direto nos resultados das organizações.
Segundo dados da Warwick University, do Reino Unido, funcionários felizes são 20% mais produtivos. Mas, afinal, em que consiste a felicidade dos colaboradores e como alcançá-la?
É o que veremos à frente!
Ainda que felicidade possa ser um conceito subjetivo, porque ela é diferente para cada um, de maneira geral, significa sentir prazer em realizar as tarefas da rotina. Além disso, está ligada a aspectos como:
– A valorização da pessoa enquanto profissional;
– O reconhecimento de sua importância para a organização;
– A perspectiva de evolução pessoal e profissional;
– O ganho de reconhecimento e respeito dos pares;
– O retorno financeiro obtido no cargo.
No entanto, no ambiente corporativo, essa felicidade pode ser difícil de alcançar. Segundo o estudo “Panorama do bem-estar corporativo 2022”, do Gympass, 28% dos brasileiros estão infelizes no ambiente de trabalho. O levantamento ainda aponta que para 83% dos entrevistados, o bem-estar é tão importante quanto o salário.
A pesquisa aconteceu em 9 países e contou com a participação de mais de 9 mil pessoas que falaram sobre o assunto e mostraram que, em 77% dos casos, abandonariam uma empresa que não se importasse com o bem-estar do profissional.
Tudo isso mostra que a felicidade é um fator determinante para manter os colaboradores sempre produtivos.
Além de aumentar a produtividade do colaborador, a felicidade no ambiente de trabalho produz outros impactos positivos para a organização, tais como:
– Reduz a rotatividade de colaboradores na empresa;
– Diminui o absenteísmo;
– Contribui para a retenção e atração de talentos;
– Reduz as reclamações trabalhistas;
– Melhora os índices de vendas e satisfação do cliente.
Todos estes aspectos são favoráveis à empresa e ajudam a criar uma imagem positiva perante ao público, mas como chegar a isso?
Hoje, felizmente, boa parte das empresas estão implementando iniciativas em favor da felicidade no ambiente de trabalho. A velha imagem do ambiente corporativo estressante, mecânico e sem inspiração está sendo substituída. E algumas ações que estão ajudando nessa mudança são:
Antes de mais nada, as empresas devem entender seu momento atual em relação à felicidade dos colaboradores. Então, nada melhor do que começar com uma pesquisa de clima organizacional.
Ouvir dos próprios colaboradores como eles estão se sentindo é fundamental para saber o que deve ser feito. Portanto, estimule o feedback de seus times e crie uma cultura em que todos possam expressar suas ideias de melhoria. Afinal, é sobre a rotina destas pessoas que se trata.
Por natureza, as pessoas precisam se comunicar, seja em suas vidas privadas ou no ambiente de trabalho. Por isso, uma iniciativa que ajuda a aumentar a satisfação dos profissionais é estabelecer uma comunicação direta com a equipe, permitindo que ela se comunique também com as lideranças.
Para isso, você pode usar ferramentas que integram gestão de pessoas e comunicação, e assim criar uma relação mais eficiente com os colaboradores.
Vimos antes que 77% dos colaboradores podem abandonar uma empresa que não se preocupa com bem-estar. Por outro lado, a pesquisa aponta que 85% das pessoas aceitariam permanecer em seus cargos atuais se a empresa desse mais atenção ao bem-estar.
Esses dados mostram que o cuidado com bem-estar e saúde mental são dois dos fatores mais importantes para a felicidade dos colaboradores, então você precisa dar mais atenção a isso.
Comece não expondo os funcionário a jornadas exaustivas; aproxime as lideranças e promova uma troca de vivências que ajude a melhorar a execução das tarefas; promova um ambiente de confiança, em que as pessoas se sintam confortáveis para pedir ajuda; bonifique conquistas e ajude a atingi-las. Mostre que sua empresa se importa.
A gamificação pode ajudar a transformar seu ambiente de trabalho, fazendo com que as tarefas sejam mais agradáveis. A ideia é criar jogos, com recompensas, que estimulam os colaboradores a realizarem suas atividades do dia a dia. Essa ludicidade pode ajudar a diminuir o estresse da rotina, incentivar o aprendizado contínuo e o engajamento dos profissionais.
Outra ação que recomendamos e pode ajudá-lo a aumentar a felicidade dos colaboradores, fazendo crescer sua produtividade, é justamente, tornar a vida deles mais fácil. Isso quer dizer investir em ações que possam otimizar a rotina do profissional, permitindo que ele realize suas atividades de maneira simples e prática. Mas, como?
É simples: usando tecnologia!
O Robbyson, por exemplo, é uma plataforma para gestão de pessoas e engajamento de times. Ele usa ciência de dados, machine learning e usa gamificação para desafiar os colaboradores a realizarem suas tarefas diárias. Com sistema de recompensa, ele transforma a experiência dos profissionais e aumenta o senso de colaboração entre as equipes, que podem compartilhar experiências para avançar e crescer juntos.
Além disso, é uma plataforma que integra gestão e comunicação, centralizando informações e facilitando o contato dos gestores, líderes e equipe interna. Então, se quiser aumentar a felicidade dos seus colaboradores para gerar mais produtividade, entre em contato agora e agende uma demonstração do Robbyson!
Sobre nós
Insights