Layout do blog

O Fim da Idade da Média

2 de fevereiro de 2023
O Fim da Idade da Média

Por anos, décadas, séculos, valorizamos o coletivo e nos esquecemos do individual. Fazemos produtos para agradar à média da população. As pesquisas geram resultados médios – de perfis de consumo à escolhas políticas. O estudantes buscam uma nota média para passar de ano. No setor de telemarketing, temos o Tempo Médio de Atendimento. Na engenharia, o tempo médio de construção, o comportamento médio das pessoas. Médio, Média, Meio…


Entendemos, é claro, que a média nada mais é que uma métrica. Uma forma que encontramos de medir custos e prazos. Tudo bem até aí. Mas e em relação às pessoas? É justo e assertivo que meçamos pessoas – ciências não extas, indivíduos de corpo e alma – pela média, como medimos os números?


Uma criança que alcança as melhores notas em português, mas se esforça para atingir a média em matemática, pode ser considerado um aluno médio? Um profissional com talento para vendas, mas nem tanto para atendimento ao consumidor, pode ser um profissional médio?


Pessoas têm potencialidades, áreas de interesse e performances diferentes. E é neste ponto que queremos chegar. O mercado é feito de pessoas e se as medimos e gerimos pela média, teremos serviços e produtos medíocres, tornando as empresas medíocres e assim por diante, criando um ciclo vicioso.


Precisamos romper com isso. Precisamos sair da idade média ou da idade da média. O empresário e comunicador Walter Longo, já diz em seus artigos: “estamos entrando na Idade Mídia, onde a segmentação será levada ao extremo. Pessoas serão tratadas como indivíduos, e responderão a estímulos individuais. Vão exigir respeito a suas opiniões, valores, necessidades, e horários”.


E isso não se aplica só ao mundo do entretenimento. A sociedade está mudando e precisamos nos adaptar a estas mudanças. Nas organizações, somos todos indivíduos compartilhando um mesmo espaço e objetivo macro. Mas isso não quer dizer que não tenhamos individualidade, ambições, necessidades e talentos distintos. Assim, é necessário e urgente que os gestores saibam fazer uso da individualidade de cada um para engajar, seduzir e captar recursos humanos.


Pessoas querem se sentir reconhecidas – e isso não é um prerrogativa apenas dos millennials. Aprendemos – inclusive com a chegada deles ao mercado – que queremos ser parte de algo maior, queremos entender o todo e saber onde podemos contribuir. Do contrário, toda essa garra é invadida pela desmotivação e pelo vazio de fazer algo repetidamente sem objetivo.


Vivemos um momento de expansão da leitura de dados e análise de dados e isso não é por acaso. O fim da idade da média só é possível com o avanço da ciência de dados. É apenas por meio da análise de dados comportamentais de cada um, que podemos entender um indivíduo.


E é aí que aliamos tecnologia e humanos. Os dado são gerados, minerados, analisados. Formam-se algoritmos e conhecimento. Na outra ponta, temos os humanos que devem saber fazer o bom uso disso. Saber aplicar em ações que impactam positivamente na experiência de cada um.


Quer um exemplo? A Robbsyon! Data Improving People.


São dados gerados pelos colaboradores que, aplicados à ciência de dados, geram conhecimento aos gestores sobre quem é quem: o que cada um é capaz, quais são suas habilidades, onde pode ser melhor alocado e o que quer como recompensa.

O próprio indivíduo também pode saber sobre sua performance, onde pode chegar e o que pode fazer para alcançar.


A Robbyson é, empiricamente, o fim da idade da média nas empresas e na gestão de pessoas.



Esse é o mundo que conhecemos e no qual vivemos até hoje: a Idade Média das relações comerciais, pessoais e sociais. Onde todos são avaliados pela média, pagam pela média e são tratados por essa mesma média. Mas um novo mundo está chegando. E isso é uma gigantesca mudança.


Um homem está segurando um celular nas mãos.

Materiais gratuitos para aprimorar suas estratégias

Acessar materiais
Um tablet com a imagem de uma árvore na tela.

Conheça mais sobre as possibilidades da Robbyson

Acessar vídeos
Um homem está sentado em uma mesa em frente a um computador.
Por Danubia Bertoldi 25 de fevereiro de 2025
O engajamento do cliente traz benefícios como maior taxa de fidelização, menor custo de aquisição de clientes e fortalecimento da reputação da empresa.
Uma mulher está sentada em uma mesa em frente a um computador.
Por Danubia Bertoldi 20 de fevereiro de 2025
Sempre há desafios para atingir a eficácia operacional, mas há formas de superá-los e otimizar esse ponto essencial nas empresas. Saiba como!
Duas mulheres estão sentadas à mesa com um laptop e conversando entre si.
Por Danubia Bertoldi 14 de fevereiro de 2025
A pesquisa de clima é uma ferramenta poderosa para realizar diagnósticos, obter insights e gerar planos de ação para impulsionar resultados. Veja como fazer!
Um homem está sentado em uma mesa escrevendo em um pedaço de papel.
Por Danubia Bertoldi 7 de fevereiro de 2025
Escolher os indicadores de desempenho estratégicos para o negócio não só traz bons KPIs para analisar como direciona os esforços. Veja dicas!
Absenteísmo: três pilares para diminuir a taxa
Por Danubia Bertoldi 30 de janeiro de 2025
O absenteísmo é um desafio nas empresas e revela o baixo engajamento dos colaboradores. Veja como diminuir a taxa!
Um grupo de pessoas está sentado em uma mesa olhando para um tablet
Por Danubia Bertoldi 24 de janeiro de 2025
Use o ano que passou como norte para compreender os aprendizados e como traçar metas para o novo período. Veja como fazer avaliação de resultados!
Índice de felicidade nas empresas: veja como a satisfação muda resultados
Por Danubia Bertoldi 15 de janeiro de 2025
Aumentar o índice de felicidade nas empresas traz vários frutos, alguns comprovados pela ciência. Veja como aumentar a satisfação dos colaboradores!
Um grupo de pessoas está sentado ao redor de uma mesa apertando as mãos.
Por Danubia Bertoldi 8 de janeiro de 2025
Conheça as tendência em atendimento ao cliente para 2025 e veja como aplicá-las para ter mais sucesso neste ano!
Um homem está fazendo uma apresentação para um grupo de pessoas em uma sala de conferências.
Por Danubia Bertoldi 19 de dezembro de 2024
O planejamento anual pode ser o início do sucesso daqueles que realizam a tarefa com a atenção que ela requer. Veja 6 dicas!
mitos da gamificação
Por Danubia Bertoldi 6 de dezembro de 2024
Conheça mitos da gamificação que impedem empresas de aplicar essa metodologia capaz de impulsionar engajamento, produtividade e outros.
Mais Posts
Quer receber notícias frequentes sobre performance e engajamento?

Assine nossa newsletter!
<
Share by: