Um time com alta performance é um time com programas de desenvolvimento constante. O coaching para call center é uma excelente ferramenta para impulsionar os profissionais da sua empresa.
Imagine uma orquestra. Cada músico é um especialista em seu instrumento, mas o maestro é quem os une, harmoniza suas habilidades e extrai a melhor performance do grupo. No mundo dos call centers, o coaching desempenha esse papel de maestro.
Cada atendente é como um músico, domina sua parte na grande sinfonia do atendimento ao cliente. Mas, sem um coach para orientá-los, aprimorar suas habilidades e mantê-los focados, eles podem desafinar. Por isso, a implementação de estratégias de coaching para call center tem grande potencial para elevar o desempenho dos atendentes.
Neste texto, vamos explorar o poder do coaching no call center. Vamos discutir como ele pode promover a alta performance de um time e impulsionar o desenvolvimento constante dos profissionais da sua empresa.
Junte-se a nós nesta jornada de descoberta e prepare-se para ver seu call center atingir novos patamares de sucesso.
Coaching para call center é um processo focado no desenvolvimento de habilidades e competências. Trata-se de uma estratégia usada para aprimorar a performance dos profissionais que trabalham nesse setor.
A ideia é proporcionar uma experiência de aprendizado que capacita os atendentes a lidar com diferentes situações durante o atendimento ao cliente.
Por meio do coaching, os atendentes aprendem:
Usar coaching não irá apenas melhorar os indicadores de negócio e a satisfação do cliente, mas os níveis de felicidade do colaborador. Afinal, um atendente de call center que recebe apoio ganha autoconfiança para desempenhar suas funções e torna-se uma pessoa mais feliz com o trabalho que desempenha. Uma pesquisa da Universidade da Califórnia mostrou que profissionais felizes são 31% mais produtivos, três vezes mais criativo e vendem 37% mais.
Implantar um programa de coaching em um call center pode trazer alguns desafios, mas você consegue contorná-los.
Um dos principais desafios do coaching para call centers é a resistência à mudança. Os funcionários podem ser resistentes à nova abordagem e às técnicas introduzidas.
Para superar a resistência à mudança, a implementação gradual pode ser uma estratégia eficaz. Comece com pequenas mudanças e progrida para alterações maiores. Assim, os atendentes podem se acostumar com as novas técnicas. Também esclareça qual o objetivo e benefícios do coaching, incluindo como poderão se tornar profissionais mais valorizados dentro e fora da empresa.
Outro desafio é a falta de tempo. Em um ambiente de call center agitado, pode ser difícil encontrar tempo para sessões de coaching. No entanto, é importante priorizar essas sessões para melhorar as habilidades dos atendentes.
Esse desafio pode ser superado ao agendar sessões de coaching durante períodos de menos atividade ou dedicar um tempo específico para o programa.
Medo de feedback negativo
O medo de feedback negativo também é um ponto complexo para os atendentes de call center. Muitos podem ter receio de receber críticas durante o processo de coaching. É importante criar um ambiente seguro onde os funcionários se sintam confortáveis em receber e dar feedback.
O medo do feedback pode ser superado com a criação de um ambiente de feedback positivo e com segurança psicológica. Encoraje os atendentes a verem o feedback como uma ferramenta de aprendizado e não como uma crítica.
Os líderes também podem pedir feedbacks para os seus liderados, o que os humaniza e fortalece o feedback.
Sem o apoio da gestão, o coaching pode não ser eficaz. É vital que a gestão esteja comprometida com o processo de coaching e apoie os atendentes durante o processo.
A falta de comprometimento da gestão pode ser superada ao apresentar os benefícios do coaching e mostrar como ele pode melhorar a eficiência e a satisfação do cliente no call center.
O coaching para call center tem uma série de técnicas que você pode usar para sua equipe ter alta performance.
A técnica de feedback construtivo envolve fornecer feedback positivo e negativo de maneira equilibrada. Isso ajuda os agentes a entenderem suas áreas de força e as áreas que precisam de melhoria.
A técnica de escuta ativa consiste em ouvir atentamente o agente para oferecer conselhos e sugestões com base no que ele disse
A técnica de definição de metas envolve o estabelecimento de metas claras e alcançáveis para os agentes. As metas devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e limitadas no tempo. Também devem ser pensadas de acordo com o nível de cada coachee.
A técnica de role-playing no call center envolve a simulação de chamadas de call center para permitir que os agentes pratiquem e desenvolvam suas habilidades.
Esta técnica incentiva a continuação da conversa. O coach encoraja o agente a explorar mais profundamente seu pensamento ou situação com a pergunta: “E o que mais?”. A questão pode levar a novas perspectivas e soluções ocultas, promover pensamento crítico e resolução de problemas.
A técnica de conquista da confiança é vital para construir fortes relações de confiança entre o coach e o agente. Envolve mostrar ao coachee que entende os desafios que ele enfrenta, com uma postura empática.
O patrocínio positivo é o reconhecimento e apoio das conquistas no progresso do agente. Gamificação, elogios, premiações e outras formas de reconhecer o atendente fazem parte da técnica.
Quer um time motivado, feliz e com alta performance? Usar o coaching para call center é uma boa alternativa. Nossa plataforma, a Robbyson, pode te ajudar a aplicar as técnicas e extrair insights sobre o que trabalhar em cada coachee para um rendimento ainda maior.
Fale com nossos especialistas e conheça!
Sobre nós
Insights