Usar tecnologia no RH e unir às melhores abordagens da área tem grande potencial para reter talentos e reconhecer os colaboradores de acordo com o desempenho.
Já imaginou um mundo onde o RH é capaz de desenvolver pessoas e entregar melhores resultados para a empresa com tecnologia em cada etapa? Já está acontecendo!
As empresas estão abraçando ferramentas digitais, descobrindo novas formas de aumentar a eficiência, melhorar a experiência dos colaboradores e impulsionar a performance organizacional.
Mas como isso acontece? E quais são as implicações para o futuro do RH? Vamos mergulhar nesse universo e descobrir como a tecnologia redefine esta área.
A história da tecnologia no setor de Recursos Humanos é marcada por uma evolução significativa ao longo das décadas. Inicialmente, as empresas dependiam de processos manuais e arquivos físicos para gerenciar informações dos colaboradores.
Podemos destacar os seguintes marcos:
1. Sistemas de informação de RH: utilizados para gerenciar basicamente dados de colaboradores.
2. Softwares de recrutamento e seleção: surgiram para auxiliar no processo de contratação.
3. Sistemas de gestão de desempenho: desenvolvidos para avaliar e gerenciar o desempenho dos funcionários.
4. Inteligência artificial e aprendizado de máquina: introduzidos para automação e análise de dados avançada.
5. Softwares para gestão de pessoas: plataformas para gerenciar os colaboradores, acompanhá-los diariamente, direcionar treinamentos, recompensar de acordo com os resultados e, assim, aumentar a satisfação com a empresa, retenção de talentos e produtividade. Esses sistemas representaram um salto na tecnologia para RH.
Essa progressão destaca a constante busca do setor de RH para se tornar mais eficiente, informado e estratégico.
As plataformas de gestão de pessoas trouxeram tecnologia e novas possibilidades para diversos pontos que antes eram gerenciados de forma mais manual.
Learning Management Systems
Os Learning Management Systems (LMS) podem integrar as plataformas de gestão de pessoas, permitem o acesso a materiais de aprendizado em qualquer lugar e a qualquer hora. Com eles, os participantes podem aprender ao seu próprio ritmo, tornando o treinamento mais eficaz. A Robbyson, em sua solução para gestão de pessoas, tem um LMS com as tecnologias mais avançadas para o aprendizado.
Gamificação
A gamificação é uma estratégia que usa elementos de jogos para tornar o aprendizado mais envolvente e divertido. Com ela, os participantes podem se sentir mais motivados a aprender, aumentando o engajamento e a retenção do conhecimento. A estratégia pode ser usada em outros momentos também. Na Robbyson, os participantes ganham coins (moedas) para as mais diversas atividades, como compartilhar aprendizados com colegas, preencher um formulário de humor, alcançar uma meta e muito mais. Eles podem retirar recompensas, produtos, serviços e experiências, de acordo com a pontuação.
Big Data e Inteligência Artificial
O Big Data e a Inteligência Artificial (AI) são ferramentas valiosas para a gestão de pessoas. Eles podem fornecer insights sobre o progresso do aprendizado, identificar áreas de melhoria e permitir a personalização do treinamento com base nas necessidades individuais dos treinandos.
A inteligência de dados também traz diversas informações para o gestor de pessoas, como status em relação à meta, adesão às iniciativas da empresa, pontuação nos programas de recompensa, humor e muito mais. Isso de forma simples, sem precisar se envolver com planilhas e cálculos, a plataforma traz o dado tratado e com insights para que os profissionais de RH extraiam as melhores ideias.
Gestão de pessoas
Entender como cada colaborador está para apoiá-lo, mapear pontos fortes e de melhoria é uma tarefa desafiadora para o RH e líderes. Plataformas como a Robbyson oferecem pesquisa de humor diária. Em caso de problemas, os responsáveis recebem alertas e podem dar suporte individualizado para o colaborador. Também há dados para entender o clima geral, além de desempenho técnico e outras.
A tecnologia também colabora para sugerir trilhas de aprendizagem personalizadas, dentro do EAD corporativo, para os profissionais.
Monitoramento de Desempenho
As ferramentas de gestão de desempenho permitem um acompanhamento constante das atividades dos colaboradores. Os gestores têm acesso a dados em tempo real, facilitando a identificação de pontos de melhoria. Na Robbyson, é possível entender o desempenho individual e coletivo para pensar em estratégias mais próximas do resultado esperado.
Entrega de Feedbacks
A tecnologia no RH também facilita a coleta e entrega de feedbacks. É possível estruturar dinâmicas de avaliação diversas, com respostas dos pares, lideranças e liderados. Além de algo mais formal, como um feedback 360, a própria plataforma pode estimular que os colaboradores e gestores deem feedbacks espontâneos, de forma privada ou pública.
Há ferramentas que permitem que os feedbacks não aconteçam apenas de forma síncrona, mas a qualquer momento que seja necessário, o que acelera o desenvolvimento das pessoas.
Meritocracia
Com todas essas ferramentas, é possível avaliar cada colaborador e setor de acordo com os resultados e ter uma gestão baseada na meritocracia de forma justa, já que os dados são imparciais, consideram o desempenho e realidade de cada trabalhador e não a subjetividade de um gestor apenas.
A tendência é que as tecnologias para fazer a gestão de equipes, principalmente com alta quantidade de profissionais, continuem a evoluir e que novas surjam. Por isso, gestores e líderes devem se atualizar e entender como cada recurso pode aproximar a empresa de seus objetivos.
Ao mesmo tempo, é preciso atentar-se para o uso da tecnologia para tornar as pessoas mais felizes e realizadas no trabalho. Afinal, a tecnologia sozinha não consegue entregar bons resultados, pelo contrário, pode comprometer o trabalho de líderes e profissionais na linha de frente se for mal usada.
Agora que você conheceu um panorama do tema, que tal falar com nossos especialistas para entender como fazer uma gestão mais eficiente usando a tecnologia?
Sobre nós
Insights