Layout do blog

O que a meritocracia ganha com as tecnologias de people analytics

15 de março de 2023
O que a meritocracia ganha com as tecnologias de people analytics

Nos últimos anos, a meritocracia tem deixado cada vez mais de ser uma espécie de mito corporativo para se transformar em realidade efetiva nas mais diversas empresas ao redor do planeta. E as grandes responsáveis por tal mudança são as tecnologias de people analytics.


As tecnologias de people analytics utilizadas hoje em dia já conseguem, a partir de uma estrutura bem definida, reconhecer e recompensar os melhores colaboradores por meio de indicadores qualitativos e quantitativos. Estes, por sua vez, permitem, ao mesmo tempo, identificar competências, graus de dedicação e os resultados gerados pelo esforço de cada indivíduo.


Conhecer para reconhecer


Não é novidade alguma que as pessoas gostam de ter seus talentos reconhecidos e valorizados. Porém, quando se lida com grandes equipes, aumenta-se o risco de que eventuais injustiças sejam cometidas com um ou outro colaborador, justamente pela falta de um conhecimento apurado e aprofundado das expertises e deficiências de cada um.

Hoje em dia, felizmente, isso já é coisa do passado. Ferramentas como o Robbyson, por exemplo, ao combinar ciência de dados, machine learning e técnicas de gamificação, conseguem mensurar precisamente a performance de cada colaborador (e por consequência de toda equipe), destacando seus pontos fortes, suas oportunidades de melhoria, entre várias outras métricas customizáveis de acordo com a necessidade de cada estratégia.


A hora e a vez da meritocracia


O acúmulo e a análise de dados, portanto, está fazendo com que a meritocracia deixe de ser uma promessa e passe a integrar definitivamente o dia a dia das mais diversas equipes de trabalho no mundo inteiro.

Os resultados obtidos até agora são estimulantes. Empresas que adotaram a meritocracia aliada a tecnologias de people analytics observaram maior produtividade e engajamento de seus colaboradores, que logicamente se sentem muito mais motivados ao verem seus esforços serem valorizados e recompensados.


Amanhã vai ser outro dia – e vai ser muito melhor


Assim, ao que tudo indica, e ao contrário das previsões mais pessimistas quando o assunto é o mundo do trabalho e as novas tecnologias, o futuro é bastante promissor.


O contínuo desenvolvimento conjunto das tecnologias de people analytics e de machine learning nos levará a um mundo em que cada um será reconhecido enquanto um indivíduo completo. Isto é, reconhecido como alguém com aptidões bastante específicas, capaz de realizar melhor certas funções ao invés de outras. E uma vez em que cada pessoa estiver em seu “lugar profissional correto”, a tendência não é outra senão reconhecer e recompensar o esforço de cada indivíduo de acordo com a sua competência na construção de projetos melhores, de resultados melhores e de empresas melhores.


Isso é a meritocracia e seus resultados em sua mais pura essência.


Um homem está segurando um celular nas mãos.

Materiais gratuitos para aprimorar suas estratégias

Acessar materiais
Um tablet com a imagem de uma árvore na tela.

Conheça mais sobre as possibilidades da Robbyson

Acessar vídeos
Um homem está sentado em uma mesa em frente a um computador.
Por Danubia Bertoldi 25 de fevereiro de 2025
O engajamento do cliente traz benefícios como maior taxa de fidelização, menor custo de aquisição de clientes e fortalecimento da reputação da empresa.
Uma mulher está sentada em uma mesa em frente a um computador.
Por Danubia Bertoldi 20 de fevereiro de 2025
Sempre há desafios para atingir a eficácia operacional, mas há formas de superá-los e otimizar esse ponto essencial nas empresas. Saiba como!
Duas mulheres estão sentadas à mesa com um laptop e conversando entre si.
Por Danubia Bertoldi 14 de fevereiro de 2025
A pesquisa de clima é uma ferramenta poderosa para realizar diagnósticos, obter insights e gerar planos de ação para impulsionar resultados. Veja como fazer!
Um homem está sentado em uma mesa escrevendo em um pedaço de papel.
Por Danubia Bertoldi 7 de fevereiro de 2025
Escolher os indicadores de desempenho estratégicos para o negócio não só traz bons KPIs para analisar como direciona os esforços. Veja dicas!
Absenteísmo: três pilares para diminuir a taxa
Por Danubia Bertoldi 30 de janeiro de 2025
O absenteísmo é um desafio nas empresas e revela o baixo engajamento dos colaboradores. Veja como diminuir a taxa!
Um grupo de pessoas está sentado em uma mesa olhando para um tablet
Por Danubia Bertoldi 24 de janeiro de 2025
Use o ano que passou como norte para compreender os aprendizados e como traçar metas para o novo período. Veja como fazer avaliação de resultados!
Índice de felicidade nas empresas: veja como a satisfação muda resultados
Por Danubia Bertoldi 15 de janeiro de 2025
Aumentar o índice de felicidade nas empresas traz vários frutos, alguns comprovados pela ciência. Veja como aumentar a satisfação dos colaboradores!
Um grupo de pessoas está sentado ao redor de uma mesa apertando as mãos.
Por Danubia Bertoldi 8 de janeiro de 2025
Conheça as tendência em atendimento ao cliente para 2025 e veja como aplicá-las para ter mais sucesso neste ano!
Um homem está fazendo uma apresentação para um grupo de pessoas em uma sala de conferências.
Por Danubia Bertoldi 19 de dezembro de 2024
O planejamento anual pode ser o início do sucesso daqueles que realizam a tarefa com a atenção que ela requer. Veja 6 dicas!
mitos da gamificação
Por Danubia Bertoldi 6 de dezembro de 2024
Conheça mitos da gamificação que impedem empresas de aplicar essa metodologia capaz de impulsionar engajamento, produtividade e outros.
Mais Posts
Quer receber notícias frequentes sobre performance e engajamento?

Assine nossa newsletter!
<
Share by: