Um plano de carreira impulsiona a empresa e o colaborador. Veja como elaborar, implementar e realizar a gestão com auxília da tecnologia Robbyson.
Imagine o plano de carreira como a escalada de uma montanha. Cada colaborador está em um ponto diferente, com desafios e obstáculos particulares para superar. A tarefa do gestor é, como um guia experiente, auxiliar cada um a alcançar o pico de sua performance, motivando o profissional e avaliando o desempenho, além de treiná-lo adequadamente. A Robbyson é como uma ferramenta desses guias-líderes, com muita ciência de gestão de pessoas e de resultados por trás.
Afinal, sem uma visão clara do terreno, alcançar o nível máximo e evoluir se torna quase impossível. A Robbyson fornece a visibilidade necessária para que o
gestor possa traçar uma rota personalizada, levando em consideração as habilidades, metas e motivação de cada colaborador. A ascensão profissional não será apenas um objetivo distante, mas uma realidade tangível e alcançável.
Entenda melhor como elaborar, implementar e gerir um plano de carreira!
O
plano de carreira nas empresas é uma ferramenta de gestão. Ele é utilizado para orientar o desenvolvimento profissional dos colaboradores. Este plano define trajetórias e metas para avanço na organização. Ele também incentiva a motivação, o engajamento e a retenção de talentos. Em suma, é benéfico para a empresa e para o profissional.
Elaborar um plano de carreira exige estratégia. É preciso:
A evolução de cargos e salários é um processo com muitos passos. Por isso, muito além de
elaborar o plano de carreira é preciso fazer com que ele funcione. Nessa tarefa, a Robbyson pode ajudar bastante as empresas, em vários pontos.
Elevar a senioridade e ter um salário maior são os grandes objetivos para o colaborador no plano de carreira. Mas há um caminho a percorrer e para isso é necessário motivação. A plataforma de gestão de performance e engajamento da Robbyson consegue colaborar com o engajamento do trabalhador porque antes de alcançar as grandes metas eles são valorizados durante a trajetória.
O
sistema de recompensas atribui moedas a cada ação positiva e mapeada dentro do software, evidenciando que cada passo conta. Os prêmios, escolhidos após questionário com os colaboradores, também motivam o time a se empenhar e, assim, progredir.
As ferramentas de comunicação também deixam claro o que é esperado de cada colaborador, dando o direcionamento correto no dia a dia. A autogestão, que torna o colaborador protagonista, também motiva o profissional a desempenhar bem seus papéis.
Iniciativas de qualificação são essenciais em um plano de carreira. Elas promovem o
desenvolvimento contínuo dos colaboradores. Quando os treinamentos partem da empresa, ela consegue mostrar qual a visão corporativa, definir padrões, entre outros pontos importantes.
Os
cursos corporativos aumentam a eficácia e produtividade no trabalho, além de motivar a equipe. A Robbyson tem uma plataforma EAD com vários elementos para engajar o participante, além de uma equipe para ajudar a entender como otimizar o conteúdo para maior adesão. Nela, os colaboradores também ganham moedas conforme progridem no programa de qualificação. Isso incentiva a aprendizagem contínua e o crescimento profissional.
A progressão de carreira não pode ocorrer baseada em critérios subjetivos como a preferência por determinadas pessoas. A
meritocracia deve balizar as promoções, por isso, dados são fundamentais. Eles mostram a real contribuição do colaborador para a empresa e como ele evoluiu em um período.
A Robbyson fornece tais dados. Além das métricas quantitativas, é possível avaliar o humor do colaborador. Assim, é possível entender se há alguma questão interferindo no desempenho e dar apoio, quando for o caso. A plataforma também mostra o nível atual do colaborador. Dessa forma, a tomada de decisões se torna embasada. Isso contribui para o crescimento e decisão justa sobre quem progredirá na carreira.
Traçar metas é algo comum em um plano de carreiras e, muitas vezes, as empresas só observam esse aspecto. Elas são realmente importantes, pois orientam o crescimento e desenvolvimento do colaborador. No entanto, precisam vir acompanhadas de tudo que abordamos antes. Ou seja, é preciso motivar o trabalhador, qualificá-lo e mensurar o desempenho dele para conseguir tanto avaliar quanto
recompensá-lo com a evolução na empresa.
As
metas também devem ser possíveis e desafiadoras ao mesmo tempo. Por isso, na Robbyson, a plataforma ajuda a ajustar os objetivos conforme o nível do colaborador. Também é possível direcionar trilhas de aprendizagem de acordo com as metas. A meta e o status também ficam visíveis para o gestor e colaborador, conferindo clareza no processo. Assim, o acompanhamento se torna transparente.
A jornada profissional é como um mapa desenhado por cada colaborador, com o gestor servindo como um compasso, guiando-os em direção ao sucesso. A Robbyson é a bússola que torna essa orientação mais precisa, fornecendo a clareza necessária para evitar desvios e obstáculos inesperados.
Com a ajuda do líder, cada colaborador pode encontrar a rota mais eficiente para alcançar seus objetivos profissionais, enquanto o gestor pode assegurar que todos estejam em sintonia, contribuindo para o crescimento geral da organização. Afinal, quando cada membro de uma equipe alcança seu potencial, o resultado é uma
organização mais forte e bem-sucedida.
Pronto para elaborar um plano de carreira que vai engajar a equipe e contribuir com a evolução da empresa? Nós estamos aqui para colaborar,
fale com um especialista Robbyson e veja, em detalhes, como a plataforma pode ajudá-lo!
Sobre nós
Insights